JG1 Condomínios

Atendimento:

(11) 4368-1900

Ligamos para você Atendimento por e-mail

Acesso Meu Condomínio

Ainda não tem login e senha? Cadastre-se

Antes de entrar habilite janelas pop-up em seu browser.

Sustentabilidade em condomínios

Imagem

A sustentabilidade é uma tendência cada vez mais forte nos condomínios mas engana-se quem pensa que essas ideias possam ser aplicadas somente em prédios modernos, construídos nos moldes "ecologicamente corretos". É possível, sem grandes investimentos, alcançar resultados sustentáveis significativos em condomínios mais antigos.

Cabe ao síndico e respectivo corpo diretivo, devidamente amparado por sua administradora, avaliar e definir as futuras ações sustentáveis que melhor se adequem à realidade de seu condomínio. Assim, mediante um cronograma de manutenções e realizações do condomínio, será possível inserir, de forma planejada, esses novos conceitos.

Tão importante quanto preparar o condomínio para essa nova realidade, é saber preparar seus moradores. É preciso conscientizá-los em suas ações diárias, desde as mais simples até as mais complexas para que o resultado seja eficiente.

As principais vantagens de um programa de sustentabilidade são inúmeras mas as principais são efetivamente, a redução de custos, principalmente graças à otimização energética e ao melhor aproveitamento da água, assim como em escala mais ampla, valorização do patrimônio, qualidade de vida aos moradores e preservação da natureza.
Abaixo, seguem, algumas sugestões de ações sustentáveis que podem ser aplicadas em condomínios:

  • Individualização de consumo de água. A individualização pode representar até 35% de economia. Entretanto há a necessidade de verificação de viabilidade de implantação no condomínio.
  • Organização para retirada de óleo de cozinha para reciclagem. Evita entupimentos de tubulações hidráulicas além de prevenir a poluição da água.
  • Promoção de coleta seletiva de lixo reciclável.
  • Instalação de sistema de captação de água de chuva para lavagem de áreas comuns, calçadas, irrigação de jardins, etc.
  • Instalação de luzes com sensores de presença, principalmente em áreas de baixa circulação de pessoas.
  • Para condomínios que possuam mais de um elevador, há a possibilidade da implantação de rodízio na utilização do equipamento ou, ainda, a instalação de equipamentos que controlam a logística dos elevadores de forma inteligente.

Há outras ações que podem ser implantadas a curto, médio e longo prazo. Entretanto, é importante analisar, preliminarmente, quais são as ações prioritárias ou as que possam trazer o melhor benefício ao condomínio.

Entender que a sustentabilidade é um caminho evolutivo e buscar a implantação dessas ações, continuamente, definirão o desenvolvimento ecológico do condomínio. Condomínio valorizado, condôminos satisfeitos. O planeta agradece.




Agência São Bernardo do Campo

Rua Jacquey, 41 - Rudge Ramos - SBC/SP Telefone:(11) 4368-1900 De segunda à sexta das 8h00 às 18h00